Estive, mais uma vez, visitando a exposição da World Press Photo na Caixa Cultural. Não fui no ano passado (nem sei se teve…) mas já tinha ido nos dois anos anteriores – e senti falta das fotos. Como esperado, a qualidade das fotos é incrível.
Uma coisa fácil de notar, é que, mais uma vez, a violência insiste em ser o foco das categorias de notícias. Esse ano, como não poderia deixar de ser, houve muitas fotos e séries de fotos sobre os refugiados sírios. Houve também evidências bem claras da violência em San Pedro Sula, cidade na Guatemala que ocupa o topo do ranking das cidades mais violentas do mundo há alguns anos. Claro que houve também os registros de esportes, registros sobre a natureza e até crimes contra o ambiente, mas o que mais choca ainda são as fotos que mostram violência contra crianças.
Pra mim, essa foi a mais impactante. Se a legenda não dissesse que a criança está morta, pareceria apenas que está muito ferida. Mas não está. O pai olha sem acreditar que sua filha se foi. Está bem nítido:
Aliás, toda a série de fotos do Abd Doumany, que ficou com o segundo lugar na categoria de Notícias Gerais, é muito forte. São fotos muito tristes do conflito na Síria. Muitas crianças feridas, mortas…
Veja abaixo, algumas outras fotos da exposição. Clicar nas imagens vai te levar à página no site da World Press Photo que possui essa imagem – em resolução maior, com detalhes, etc.
Para quem nunca visitou essa exposição, eu recomendo muito. Pelo que aparece no site deles, não há mais datas agendadas para exposição no Brasil esse ano, mas já separe um espaço no meio do ano na sua agenda para o ano que vem. Mais ou menos nessa época eles devem voltar ao Brasil.
World Press Photo 2016 https://t.co/bEBwlekn8V https://t.co/9njGN71AUf