Inercia 2020

Aconteceu no primeiro fim de semana de outubro (dias 2 e 3) a Inércia Demoparty 2020. E é “Inércia” com acento mesmo, já que aconteceu lá em Portugal… ainda que tenha sido totalmente online (pra variar, né 2020?). A parte “principal” do evento ocorreu no dia 3. No dia dois tivemos um “Shader royale” (veja aqui), e todas as demais competições no dia seguinte.

Gostei bastante das produções, tanto visuais quanto musicais, mas uma coisa me incomodou: comparado com várias outras festas ocorridas esse ano, o número de participantes pareceu muito menor. Não que tenham sido poucas produções. Ao contrário, a própria equipe organizadora chegou a comentar que a quantidade era “recorde”, mas o que vemos são alguns participantes em todas as categorias (ou quase todas). Assim, quem efetivamente “fez” parte da festa, foram bem menos pessoas do que o número de produções pode sugerir.

Confira neste link todas as produções da Inercia 2020 e veja os produtores se repetindo várias vezes… Não que seja culpa de quem fez. Na verdade, se eles se dispõem a produzir tanta coisa, é mérito deles e devem ser aplaudidos – e não ter vergonha de acabar recebendo um dos prêmios, mesmo que seja parte dos organizadores. Um mesmo demoscener criar várias produções é ótimo para trazer movimento e volume à festa e à cena, incentiva que outras pessoas façam mais… mas é desanimador que festas até MENORES e menos importantes tenham mais criadores de conteúdo. Fica a dica. Eu mesmo já acho que deveria ter feito qualquer coisa para mandar pra lá. A INERCIA PRECISA DE NOSSO APOIO!!!

Agora, comentando sobre as produções, é inegável a genialidade do Jeenio (com/sem trocadilhos, você escolhe). Além de suas produções “solo”, veja outras, como a “Bossa de Cores” -ver aqui no Youtube, ou mais detalhes aqui. Ele nem aparece nos créditos como criador, mas estava lá no grupo que criou essa Demo, que foi a vencedora. É muito, muito legal. Além claro, de sua participação cantando os vencedores, ao vivo, durante a entrega dos resultados das votações… ponto alto da noite! 🙂

Recomendo também verificarem essa demo (Youtube aqui) que, originalmente, possui apenas 64 BYTES de tamanho. Óbvio que ganhou na categoria de Intros Minúsculas. Para quem se interessar, o Hellmod colocou o link para download aqui com código fonte em ASM.

Algo que eu nunca havia visto, e nem conhecia, era “Drone Music“. Pois bem, houve uma competição nessa temática e, com isso, tive boa dificuldade para votar… para quem não conhece, as músicas se parecem muito uma com as outras, e a competição foi feita no formato “mixed-in”, onde as músicas vinham uma na sequência de outra com mesmo tema de video tocando atrás… é só não prestar atenção, e você não nota que mudamos de música. Mas vale a pena ‘dar uma ouvida’ pelo menos na campeã para saber de que tipo de música estamos falando.

Então, é isso… claro, tem mais categorias de competiçõs, mais produções… e tudo você pode ver lá no link que passei no início, na Demozoo. Recomendo muito essa festa, e vamos ficar de olho para 2021. Parabéns à organização, ficou tudo muito legal, o ps é fantástico e vale a pena prestigiarmos seu trabalho.

2 comentários em “Inercia 2020”

  1. Muito obrigado pelas suas palavras! Gostava de agradecer os elogios e, especialmente, manifestar a minha alegria por se ter divertido durante a party.

    Apenas alguns esclarecimentos: este ano, não fiz parte da organização, como habitualmente, o que me deixou tempo livre para criar músicas e não só. Tentei participar o mais que pude, e a verdade é que nem sequer era preciso, tivemos muitas participações e de vários países, coisa que geralmente não acontece.

    E quanto à “Bossa de Cores” – espero que tenham gostado desse lado do Atlântico! – eu fiz a música e a letra, gravei os instrumentos e ensinei a Darya e o KB a cantar em português… ou pelo menos, tentei! E sim, meu nome está nos créditos finais como criador, bem entre os dois pombinhos…

    Um abraço e vemo-nos por aí…

  2. Oi!!! Muito obrigado pelo comentário, achei que na prática ninguém nem ia ler as besteiras que posto aqui… claro que cometi um monte de erros e obrigado por corrigir 🙂 ah… quando disse que seu nome não estava nos créditos, me referia mais ao que aparece no Demozoo… embora o results.txt esteja melhor registrado… foi mal. Mais uma furada. Mas é aquilo, postei mais como observador, não entrei em muitos detalhes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *